08 julho 2009

A importância de ser... Gala!...

Sempre achei uma certa piada ao meu apelido... "Gala"!
É diferente, pouco habitual e tem o seu quê de glamour... ou não.
Apesar disso, prefiro o meu nome. É o que me identifica e com o qual me identifico.
Não perceboa mania que alguns colegas da classe docente têm em tratar os colegas homens pelo apelido! Juro que não percebo! Não que me incomode, mas não me soa bem!
Ora sai um "Olá Gala, estás bom?", outro "Onde é que está o Gala?" ou um "Oh Gala..."! E porque não um Mário, ou um Eugénio, ou na pior das hipóteses um Mário Eugénio...
Já para falar nos alunos... esses o Mário nu8nca fixam, mas o Gala fica logo na orelha! "Stôr Gala" prá aqui e "stôr Gala" prá ali... nisto o ano todo...
Enfim, acham piada ao Gala, só pode!
Há uns 4,5 anos dei aulas numa escola na zona de Porto de Mós, na qual tinha uma colega de educação física que delirava tanto com o meu apelido, que me chegou a baptizar de Mário "Baile" (de baile de gala) ou então Mário "OT" (das galas da Operação Triunfo, que davam na altura)... Confesso que ao início até achava piada e entrava na brincadeira... mas pró fim já torcia o nariz!!!
E depois há aqueles que acham que "Gala" pode ter outra conotação... sexual, claro! Quão frequente é ouvir... "Então, galas quem?" (no comments)!!!
Acho mais piada, àqueles que, ouvindo, dizem... "Ah, tem um apelido sonante!"... Ah, pois é!
Independentemente da interpretação que lhe queiram dar, o Mário ou Eugénio (é ao gosto do freguês) será sempre Gala. Sim, porque Mário Gala há só um... eu e mais nenhum (para alívio da humanidade)!...

p.s. - sai isto, porque hoje a "querida" da minha chefe de departamento encontra-me na rua e a uns 100metros de distância lança um berro... "OH GALA!"... Conclusão, ouviu-se em toda a vila de Arouca! Nem valia a pena referir que fiquei vermelho que nem um tomate!!!

1 comentário:

António DOMINGUES disse...

A língua Portuguesa é estupenda...

É preciso imaginação...




o Pedro Mexia

a Amélia Muge

o Fernando Namora

a Florbela Espanca

o Mário Mata

o Jaime Gama

o Jorge Palma

o João Paulo Gama Reis

O que é que a Rosa Lobato Faria?

Não sei, mas a Alice Faria Leite, porque Jacinto Leite Capelo Rego, assim o disse.

E quem sabe que a Zita Seabra

para o António Peres Metello...







Em 1978, participei na comissão de recenseamento da freguesia da Sé, no Porto.
Recenseamos uma senhora que tinha o bonito e estranho nome de REPÚBLICA DA LIBERDADE.
Claro, tinha nascido a 5 de Outubro de 1910, e com o pai repúblicano...
Nunca mais ouvi falar dela, já deve ter morrido, caso contrário teriamos festa para o ano.
Contava-nos uma história curiosa. Ela vivia no bairro Tapada, na escarpa das Fontaínhas, com uma paisagem soberba sobre o Douro.
No dia do aniversário, juntava a família e os amigos e gritavam vivas à REPÚBLICA, à LIBERDADE e à REPÚBLICA DA LIBERDADE. Os bufos da Pide, e infelizmente havia muitos, mesmo em bairros pobres como aquele, corriam para as polícias a "bufar". Invariávelmente, segundo a senhora REPÚBLICA DA LIBERDADE, a festa de aniversário acabava ora na esquadra da polícia, ora na sede da PIDE, na Rua do Heroismo.

Insistiam que apenas gritavam pela senhora REPÚBLICA DA LIBERDADE, mostrava o B.I., riam-se e saíam com ar trocista e satisfeitos da vida.



A confusão que os nomes dão ...
Sinceramente do teu não me lembro de nenhuma associação livre...

Costumam fazer?

Um Abraço
António