30 julho 2009

Bye Bye Arouca...

Hoje foi o meu último dia por terras arouquenses, após 11 meses de desterro no norte do distrito de Aveiro, onde a serra se torna parte da paisagem predominante e o ar mais puro e respirável! Ah, pois é... Aveiro não é só praias!
Arouca... O que dizer desta vila situada num vale rodeada pelos montes que compõem a serra da Freita?
É uma vila cheia de história, disso não haja dúvidas... Tem o seu ex-libris no Convento, o famoso Convento de Arouca, que julgo datar do século XII e onde ainda se fazem votos para se seguir uma vida monástica, assim como às suas "hóspedes" se deve a doçaria conventual característica daquela região, bastante procurada por sinal (ainda me hão-de explicar o que tem de apetitoso umas morcelas doces... blarghhhhhhh)!
É acima de tudo um lugar calmo, tranquilo, onde a tradição se vem aliando à modernidade, sem perder as características que fazem daquela zona um local apetecível a turistas e às televisões (sim, a RTP passa lá a vida... é programas em directo, é reportagens... enfim!).
No que à minha pessoa diz respeito, até gostei de passar estes tempos em Arouca, uma vez que sou adepto de pequenas vilas ou cidades, onde a confusão ainda é um conceito desconhecido... No entanto, não vejo porque há-de ser Arouca assim tão especial... cada um com a sua mania!
No que à escola diz respeito, confesso que de todas as escolas pelas quais passei, foi a que menos saudades me deixa! Não digo que detestei... mas esteve lá perto!
Para mim bastou, chegou-me de terras arouqueses e mais as suas capitais das pedras parideiras e do bife. Se tiver que voltar para a serra que me mandem para a Serra da Estrela, ao menos isso é uma serra como deve de ser... (bem, se for pelas teoria do meu irmão, qualquer elevação deste país já faz parte da Serra da Estrela)...
Agora venham as férias na parte mais conhecida de Aveiro... as praias claro!
Para finalizar, deixo-vos um pequeno registo fotográfico de Arouca e das suas "marabilhas"!!! Disfrutem... ou não! :D

Sem comentários: