10 julho 2009

Eles andam aí...

Dia de matrículas em Castelo de Paiva...
Às 17h00 já tinha efectuado as matrículas dos alunos da minha direcção de turma... hora de vir embora...
Ora, para ir de Castelo de Paiva para Arouca, restam-me duas opções, sendo elas as seguintes:
1) ou vou pelo meio da serra, numa estrada com algumas curvas, mas não assim tantas, num caminho que apesar de desértico se faz bem... 20 km!!!;
2) ou vou pelo meio da mesma serra, numa estrada com trinta e não sei quantas curvas (algumas bem apertadas), que não sendo tão desértica é pouco menos povoada... 26km!!!

Neste caso, o de hoje, como a primeira opção anda em obras de alcatroamento e dado os cortes na respectiva estrada que me fazem ir por desvios manhosos e altamente inclinados, decidi-me aventurar e perfazer as trinta e não sei quantas curvas da segunda opção!

Pelo caminho cruzei-me com meia dúzia de carros,se tanto, e um trator, que por ser diferente,tem aqui uma distinção merecida... Vai uma pessoa descansada, no meio de nenhures, quando vê um dos tais poucos carros a fazer sinais de luzes... Penso eu..."Oh diacho, queres ver que se enfiou aí algum contra uma árvore (com tanta curva) ou que caíu alguma árvore no caminho?". Também pensei na hipótese de incêndio, pois esteve calor e cheirava um pouco a queimado.

Não, nada disso... No meio de nenhures, rodeados por montes e ribanceiras e árvores e curvas e uma má estrada... eles lá estavam... os amigos de qualquer condutor... os senhores guardas!
Claro que com tanto tráfego naquelas estradas para controlar e multar, tinham de lá estar, num sítio onde nem uma pessoa pode abusar na velocidade, mesmo que quisesse, correndo o risco de se enfiar pelas ribanceiras abaixo!
E lá tive de parar!

G. - Boa tarde senhor condutor!
E. - Boa tarde!
G. - Os seus documentos se faz favor...
(Atrapalhado lá entreguei os documentos ao homem.)
G. - Os documentos da viatura?
(Lá procurei e entreguei.)
Viu, reviu, analisou, deu a volta ao carro... (mesmo de quem não tem mais nada para fazer).
G. - O colete e o triângulo estão na mala?
E. - Sim, estão.
G. - O senhor bebeu alguma coisa?
E. - Sim.
G. - O que bebeu?
E. - Hoje?... Água e Coca-Cola!!!
G. - (Vi-o sorrir) Muito bem!
G. - Tome lá os seus documentos e tenha uma boa viagem, senhor Mário!

Juro que lhe estive para responder... "Boa viagem? Acha mesmo? Com uma estrada destas, que só num fim-de-mundo como este, e com vocês a empatar este largoooo caminho e a vida a quem trabalha... Acha mesmo que tenho uma boa viagem?".

Não o disse... e a remoer lá segui o meu caminho, não sei antes dizer um "Boa tarde!" meio rabugento.

Não tenho nada contra o trabalho destes senhores... mas andarem à "coca" de condutores no meio de nenhures, quando há aí tanto sítio onde deveriam estar e não estão... Haja paciência!!!

Bem... depois disto tudo, a boa notícia é que as santas das minhas escolinhas se lembraram de não me marcar vigilâncias na segunda fase de exames!!! Yupiiiiiii!!! Logo, vou de fim-de-semana e prolongado! Valha-me isso!

2 comentários:

AnAndrade disse...

Que sorte.............
Eu cá continuo, sem paragens, até 31. Porra para isto!
Bom fim de semana!! :)

Rabisco disse...

Ora realmente...
Haja paciência!