24 fevereiro 2009

O Fluir das Águas

Inicio do Outono. Pairava no ar um cheiro a melancolia aguçado pelo odor estival de castanhas assadas com laivos de folhas caídas. As primeiras chuvas, turbulentas e ventosas, trouxeram um sem número de preocupaçoes aos habitantes da parte baixa da aldeia, que logo se viram forçados a abandonar os seus parcos recursos em virtude daquele metro de água que resolveu galgar as margens do rio e entrar, sem ser convidado, nas singelas habitações. A aldeia movia-se numa recuperação lenta de águas voltadas à margem.
Todos os anos a mesma coisa, o mesmo sentimento de perda e recuperação, os mesmos sofrimentos e cansaços, as mesmas preces e perdas de uma vida marcada pelo espírito de uma vida tatuada pelo tempo voraz, o tempo que devora os seus filhos amados.
Rui. A tudo isto era alheio o mais jovem habitante daquela envelhecida aldeia. Velha por dentro e por fora, suspirando numa morte anunciada, requerida pelos dias longos, pelas horas sinuosas, pelos minutos esquecidos, pelos segundos quebrados.
Como qualquer jovem de vinte e poucos anos, Rui procurava no mais íntimo de si uma razão para viver, para se sentir vivo, um motivo que o fizesse esquecer a perda inexplicável da sua metade, havia dois meses. Só, terrivelmente e incansavelmente só, o nosso protagonista debatia-se num vazio de sentimentos, por vezes perturbado pelos laivos de sol outonal que entravam pelos parcos vidros de uma janela dorida da idade. Já nada o prendia à terra, mas tambem nada o prendia ao céu, a esse céu onde pairam as imagens de um mundo que já foi e por força da natureza deixou de ser.
A vontade de partir em busca de si ocupava os longos dias daquele solitário jovem, na solidao da aldeia. Mas partir para aonde?... Era a questão que mais incomodava Rui. A ânsia de partir era esmagadora, mas a incerteza do além comprimia-o no seu refugio! Mais cedo ou mais tarde, Rui teria que tomar uma decisão, por mais custoso que fosse sair do seu casulo de dores entristecidas e sonhos alagados.
Passaram-se meses. Aos tempos outonais, sobrepuseram-se tardes gélidas, manhãs verdejantes... Até que chegou aquele dia... o dia decisivo... o dia da mudanca... o dia em que o mais jovem elemento da aldeia se veria a braços com a mais difícil e terrível de todas as provas a que se submete o ser humano...

- Quem sou eu?...

Sem comentários: