15 junho 2007

CHOVE NO DESERTO!!!

Sim, porque o Algarve faz parte da margem sul. Logo, é um deserto!!! E chove... em junho. Que tempinho maravilhoso para ir à praia... Eu que vim com a tralha toda para começar o bronze e dá nisto!!! Enfim... Chove nesta cidade que se deita com as galinhas e acorda com os galos... sim, porque às 22h00 já não se vê ninguém nas ruas... segundo oiço dizer por aí, isto é pior que o Alentejo!!! É tudo tão parado, não há vida nocturna, só se vêem turistas da 3ª idade por aí... credo... isto deve ser mesmo a cidade mais deprimente do Algarve!!! E as praias... é de doidos... Para se chegar a uma praia decente nesta zona ou se vai de barco ou de comboio... Confusos??? Eu passo a explicar. Ora quem está habituado, como eu, a deixar o carrinho a 20m da areia, que se engane, pois por aqui quem quiser ir de carro para a praia fica a meio caminho. Ou se vai para a Ilha de Tavira, cujo acesso só é possível através de um barquito e estamos dependentes das horas a que o barquito funciona... ou se vai prá praia do Barril (sim, é isso mesmo... só ainda não sei porquê), a que só é possível aceder de comboio, pois parece que não há caminhos transitáveis para aqueles lados... logo arranjaram um comboiozito que leva as pessoas até à beira mar... Digam-me lá se isto é normal!!!??? Entretanto descobri que por estes dias houve uma festa da praia... Eu, na minha perfeita ignorância pensei que uma festa cuja temática é a praia, se fizesse na PRAIA!!! Burro!!! Não, como não pensei nisso antes... uma festa da praia faz-se... ora imaginem lá... no MEIO DA ESTRADA!!! Sim, daquelas de alcatrão... E depois eu é que sou maluco!!! Ah, é verdade, isto ao fim de semana tem menos gente do que a santa da minha terrinha... essa grande vila que é a Mamarrosa!!! Depois disto, digam-me lá como é que querem que eu goste disto????

Resta-me esperar que o tempo melhore e aproveitar os convites dos alunos para ir para a praia...:S

05 junho 2007

HÁ FESTA NA TERRINHA...

Fim-de-semana em cheio!!! Festa popular na santa terrinha... isto é que é um fartote de coboiada!!! Para começar nada melhor que pôr um conjunto de meia dúzia de "maganos" a percorrerem a freguesia a tocar grandes êxitos da música portuguesa (Quim Barreiros, Emanuel, Ágata) em versão tambor e gaita de foles (chamam a este grupo "Tramboliqueiros")!!! Para acabar o dia nada melhor do que uma grande, majestosa corrida de burros... sim, burros mesmo... daqueles com 4 patas e duas orelhas de consideráveis dimensões!!!??? Nem sei para que se dão ao trabalho de incomodarem os pobres animais, com tantos "espécimens" que os podiam substituir cá na terrinha...:D Chega o Domingo... as tradicionais missa e procissão... acompanhadas da fabulástica (ou não) Banda da Mamarrosa (é mesmo, não estou a brincar)... e... grande noitada com os Ranchos não sei donde... Nunca percebi como é que alguém consegue suportar as vozes daquelas senhoras que cantam nos ranchos folclóricos... elas esganiçam-se todas, parece que lhes estão a enfiar um ferro em brasa no dedo do pé... enfim... mais uns tantos labregos a pular e a dar umas voltas... e as meninas a mostrar as roupas interiores, branquinhas, e que são tão grandes que não dá pra ver sequer a ponta do joelho!!! Segunda-feira... termina o grande arraial com a actuação do grande grupo de baile cá da zona (tipo, os DZRT cá do sítio)... grupo esse que se autodenomina de TV5... se tocam música, para quê anunciarem-se como uma TV??? Vamos lá perceber esta gente... Os da terrinha deliram e isso é que interessa!!! É ver os "azeiteiros", com o cabelinho empastado em gel, a camisinha aberta até ao quinto botão a mostrar os pêlos do peito... a tentar engatar as solteironas cá da zona... e bora pró bailarico!!!

E assim se passa um fim-de-semana festivaleiro numa das muitas terrinhas com santinhos populares que existem por esse Portugal fora...